A disputa de 500 milhões de reais entre Anglo American e Itaú
Uma briga entre a Anglo American Brasil e o banco Itaú que já dura mais de três anos deve tomar novos rumos.
O impasse está relacionado a uma ação que corre na Justiça referente a um acidente ocorrido em março de 2013 no Porto de Santana, no Amapá, administrado pela Anglo American por 6 anos. Na oportunidade, o solo do porto quebrou e o entulho correu para o leito do rio Amazonas, causando a morte de seis trabalhadores e prejuízos materiais da ordem de 500 milhões de reais.
De acordo com o contrato ajustado entre as partes, o seguro é de ampla cobertura e garante todos os riscos. Contudo, na hora do acerto de contas não houve acordo.
O Itaú alega a existência de duas pilhas de minérios com mais de 120 toneladas na parte baixa do porto que teriam gerado uma sobrecarga no solo, causando assim o acidente.
Já a Anglo American descobriu que em 1993 houve um acidente semelhante no mesmo porto e procura provar que o problema está na qualidade do solo.
Para esclarecer o caso, o advogado Ernesto Tzirulnik, que defende a Anglo American, atacou de cineasta. Ele e sua equipe produziram um elaborado documentário de trinta minutos, que será anexado aos autos do processo, com direito a imagens aéreas, artes e depoimentos, além de dados técnicos e comentários de especialistas.
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/a-disputa-de-500-milhoes-de-reais-entre-anglo-american-e-itau/