Refúgios Urbanos: Casa modernista na rua Ceará
Construída numa época onde a arquitetura moderna começa a se tornar comum entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a casa modernista do arquiteto Jayme C. Fonseca Rodrigues localizado na rua Ceará, 202, no bairro da Consolação, se torna um marco deste modelo arquitetônico no Brasil.
Duramente criticada em alguns cadernos de arquitetura da época, sendo considerada “profundamente pobre de espírito”, por sua falta de ornamentos e por eliminar a impressão de alta renda de quem vive nela. Essa era a repulsa sobre a arquitetura modernista que, ainda mal compreendida, enfrentava na época.
A casa é composta por elementos sóbrios, cores claras, paredes lisas e esquadrias de cor preta que destacam as formas das janelas e portas, seguindo os princípios modernistas onde “menos é mais”. Todo o mobiliário também foi desenhado pelo arquiteto. Em sua inauguração casa ficou em exposição entre os dias 22 ao dia 26 de Novembro de 1937 e foi visitada por 435 pessoas, na intenção de atrair a “nata” de artistas e intelectuais ligados à Semana de Arte Moderna.
A casa foi adquirida pelo Advogado Ernesto Tzirulnik que montou nela seu escritório realizando uma restauro cuidadoso que manteve as características do projeto e faz com que essa casa mantenha todo seu fascino original.
Texto e fotos: Refúgios Urbanos